Text Resize

-A +A

Artigos

A CCR Nova Dutra apoia campanha do CRMVSP contra o abandono de animais domésticos

O Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo, preocupado com a situação de cães e gatos errantes no estado, promove a campanha: 'Quando a gente gosta é claro que a gente cuida'; que busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade do “cuidar” dos animais de estimação e, principalmente, sobre as consequências do seu abandono.

A superpopulação de animais abandonados (errantes) já se constitui em grave problema em todos os centros urbanos do Brasil. A ausência de estratégias eficientes no controle dessa situação, inevitavelmente, culmina em superpopulação animal, abandono, muito sofrimento e disseminação de doenças entre os animais e o homem (zoonoses). Portanto, além de tudo, constitui-se um grave problema de saúde pública.

Nesse particular entre as doenças mais importantes transmitidas entre homens e animais estão:

  • Larva migrans (Bicho geográfico) -  doença de pele causada por parasitos.
  • Brucelose – doença causada por bactéria que provoca aborto e infertilidade.
  • Sarna -  doença de pele causada por ácaro.
  • Giardíase -  doença causada por protozoários.
  • Leishmaniose -  doença causada por protozoário.
  • Leptospirose -  doença causada por bactéria.
  • Raiva -  doença causada por vírus.
  • Toxoplasmose -  doença causada por protozoário.
  • Esporotricose – doença caudada por fungo.

Preocupada e solidária com esta situação a CCR NovaDutra apoia, pelo segundo ano a campanha 'Quando a gente gosta é claro que a gente cuida' do CRMVSP, promoverá ações para sensibilizar os usuários do trecho paulista da via Dutra. Entre os dias 02 a 04 e 16 a 18 de julho, serão distribuídos 50 mil folhetos nas praças de pedágio de Arujá, Jacareí e Moreira César. Haverá, ainda, instalação de 10 faixas alusivas à campanha e divulgação de dicas sobre adoção responsável na programação da CCRFM 107,5.

Em geral as campanhas visam o controle populacional, principalmente, com os mutirões de castração. Infelizmente estas ações, além de não ser a solução do problema, reveste-se mais de propostas eleitoreiras. Para mais informações veja aqui.

A Concessionária ressalta que o abandono de animais é crime e que o artigo 936 do Código Civil prevê que 'o dono ou detentor do animal ressarcirá o dano por este causado se não provar culpa da vítima ou força maior'. A CCR NovaDutra também incentiva os usuários a informar imediatamente sobre a presença de animais próximos às faixas de rolamento da rodovia pelo Disque CCR NovaDutra 0800-0173536.

O CRMVSP ao lançar esta campanha traz o problema para um rumo que deveria pautar os programas nacionais. Pois deveriam estar baseado na educação das crianças e jovens e conscientização da comunidade acerca de temas como guarda responsável, doenças transmissíveis e controle populacional de cães e gatos, buscando-se inclusive a conscientização da comunidade sobre a posse irresponsável e o não abandono de animais de estimação.

Autor:
Irineu Machado Benevides Filho
Medico Veterinário

Total de votos: 184
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)