Text Resize

-A +A

Artigos

Gatos podem nascer sem dentes?

O nascimento de gatos com anormalidades no número de dentes não é um fenômeno comum e pode envolver a oligodontia, a anodontia e a existência de dentes supranumerários. Estas patologias congênitas surgem durante o período crítico do desenvolvimento do embrião, quando os genes sintetizam as proteínas que irão interagir para iniciar a odontogênese.

A odontogênese é um processo contínuo, subdividido em várias fases interdependentes, que envolve a proliferação, a diferenciação e a maturação de tecido, cada fase obedecendo a uma regulação distinta. 

Não é demais lembrar que uma anomalia congênita é definida por qualquer alteração de forma (anatômica) ou de função (metabólica) presente no momento do nascimento do animal. Variam desde pequenas assimetrias até defeitos com grandes comprometimentos estéticos e funcionais. Defeitos congênitos não são sinônimos de doenças genéticas visto que o fenótipo de um animal é determinado por sua constituição genética e por forças ambientais (fisicas, químicas e biológicas) que atuam na organogênese a nível molecular, celular e de tecido.

Logo, a produção de uma anomalia estrutural ou funcional em um animal pode ser resultante de um defeito genético, de um insulto ambiental ou da interação genótipo-ambiente. Quando, por exemplo, o ambiente interfere no período crítico da organogênese, quebrando a necessária relação tempo-espaço, que envolve a síntese de proteínas, a interação de tecidos e a formação dos órgãos, ocorrerá o nascimento de um animal com anomalia congênita, sem que haja um defeito genético e, portanto, sem implicações herdáveis, como no caso da anodontia, oligodontia e dentes supranumerários.

Nos gatos a ocorrência de dentes supranumerários é mais comum do que a anodontia – ausência de todos os dentes – e do que a oligodontia – diminuição no número de dentes. Entretanto, apesar de ser um evento raro, a ausência completa de dentes em gatos - a anodontia - tem sido descrita e relatada como um evento de herança desconhecida. Provavelmente seja uma característica multifatorial.

 

Irineu M. Benevides Filho
Médico veterinário – doutor em Genética

 

 

Total de votos: 268
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)