Text Resize

-A +A

Artigos

Miopatia metabólica induzida pelo exercício em Cães

A Miopatia metabólica induzida pelo exercício em Cães (EIMM) é uma doença genética metabólica, recentemente descrita por Lepori et al. (2018) em cães da raça German Hunting Terrier (Terrier alemão de caça).

Sabemos que, durante o exercício, principal fonte de energia para o organismo é a glicose. Com o decorrer do esforço físico a glicose vai sendo consumida e, medida que os níveis de glicose vão declinando, o organismo necessita de outras fontes de energia. Neste caso, repõe a energia pela ação da enzima acil-CoA desidrogenase que atua na oxidação da gordura.

Os estudos realizados por Lepori, em 10 cães afetados pela Miopatia metabólica induzida pelo exercício, mostraram que esta miopatia é uma patologia, de herança autossômica recessiva, provocada por uma mutação no gene que codifica a cadeia de peptídeos da enzima responsável pela oxidação dos ácidos graxos no organismo (acil-CoA desidrogenase). Logo, com a alteração estrutural da enzima, os cães com esta mutação são incapazes de oxidar os ácidos graxos e, consequentemente, não conseguem repor a energia necessária em suporte aos exercícios.

Os sinais clínicos detectados nos animais deste estudo incluíram "fraqueza induzida por exercício, dor muscular e suspeita de rabdomiólise". A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea.

Amostras de músculo colhidas desses cães afetados revelaram uma miopatia necrosante leve a moderada com traços lipídicos interfibrilares e anormalidades mitocondriais. Esta patologia possui correlação na espécie humana onde são descritas complicações afetando o sistema nervoso central, o fígado, o coração, os músculos esqueléticos, e a retina.

Irineu Benevides Filho – MV Doutor em genética

 

A Nonsense Variant in the Gene in German Hunting Terriers with Exercise Induced Metabolic Myopathy. Pubmed reference: 29491033. DOI: 10.1534/g3.118.200084.n

Total de votos: 157
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)