Text Resize

-A +A

Cão policial da Colômbia é alvo de ameaças de máfia de drogas

  • Postado em: 6 September 2018
  • Por: busquepets

 


LegendaSombra é uma fêmea pastor alemão pra lá de esperta.

Com um faro muito apurado a cadela tem farejado toneladas de cocaína, trazendo um prejuízo de cerca de dois milhões de dólares aos cofres do tráfico, o que fez com que os traficantes colombianos colocassem seu focinho à prêmio.

Tendo em vista esta ameaça a polícia colombiana decidiu então proteger sua cadela-estrela antidrogas, enviando-a para um lugar seguro em Bogotá, fetirando-a dos serviços.
Segundo as autoridades policiais não é só a Sombra que tem sido ameaçada. Outros cães policiais sofrem constantes ameaças.
A história da Sombra com este grupo armado remonta a 2016. Naquele ano, ela descobriu 2,9 toneladas de cocaína no porto de Urabá, no noroeste, escondidas em um "contêiner carregado de banana" com destino a Antuérpia, na Bélgica.

Um feito que repetiu em maio de 2017, quando encontrou 1,1 tonelada de cocaína escondida em polpa de frutas em um depósito na cidade caribenha de Santa Marta.
Até agora, este ano, os 346 cães policiais detectaram cerca de 200 toneladas de todos os tipos de drogas num valor estimado de US$ 5 bilhões, de acordo com a diretoria antinarcóticos. Apenas Sombra detectou nove toneladas em seus cinco anos de atividade.

Sombra tem dois anos para se aposentar e ir para uma casa em Guaymaral, uma área rural ao norte de Bogotá, para onde vão os cães aposentados que trabalham com as autoridades. Até lá, a polícia continuará cuidando dela com cuidado.

CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)