Text Resize

-A +A

Artigos

Hipoplasia do esmalte dentário em cães (Amelogênese imperfeita)

A amelogênese imperfeita, também conhecida como hipoplasia do esmalte dentário, é uma anomalia hereditária causada por falhas no normal desenvolvimento do esmalte. O esmalte dentário é o tecido que reveste e protege a coroa dos dentes. Constituído basicamente por uma massa compacta de cristais, se constituem no tecido mais duro do nosso organismo.

Descrita como sendo de herança autossômica recessiva, a Amelogênese imperfeita, teve seu gene identificado e mapeado por Gandolfi e colaboradores (2013) a partir de estudos realizados com animais da raça “italian Grehounds” (pequeno lebrel italiano).

Os animais, objeto desse estudo, possuíam características clínicas que incluíam manchas de cor castanha e rugosidades dos dentes. Os dentes permanentemente afetados, quando comparados aos dentes normais, se mostravam pequenos e pontiagudos; os espaços entre dentes, frequentemente, eram maiores do que o normal e a patologia ficava mais aparente com o avanço da idade dos animais. Estudos posteriores detectaram também a agenesia e inclusão dentária.

Porém, como ocorre no desenvolvimento de todas características fenotípicas dos organismos vivos, o desenvolvimento normal do esmalte, como hipoplasia e hipocalcificação, é dependente tanto de forças genéticas como do ambiente. De sorte que situações sistêmicas que atuam durante a desenvolvimento e formação do esmalte dentário, tais como deficiência nutricional, traumas e doenças, como a cinomose, independentemente do genoma dos animais, podem interferir no normal desenvolvimento do esmalte.

Em geral o tratamento é a restauração dos dentes que visa reduzir a sensibilidade dentária.

O nascimento de um animal com uma característica herdada como autossômica recessiva implica no fato de ambos os pais possuírem o gene defeituoso. No caso da Amelogênese imperfeita em cães, como o gene já foi identificado e mapeado, já estão disponíveis comercialmente testes genéticos para a identificação dos portadores o que facilita a seleção de animais livres da mutação.

Irineu Machado Benevides Filho
Médico Veterinário, Doutor em Genética e Especialista em Gestão

Total de votos: 314

Comentários

Mariane bilibio

O que pode ser feito para dar menos tartaro em dentes com hipoplasia e para diminuir o odor?

qui, 27/06/2019 - 09:17
busquepets Mariane você deve conversar com o Veterinário que irá orientá-la sobre a rotina de limpeza dos dentes do seu animal.
seg, 12/08/2019 - 11:18
Anônimo

Estou muito triste minha Luna uma Golden está com este problema

seg, 06/01/2020 - 21:03
busquepets Mantenha visitas periódicas ao Veterinário. Ele saberá proporcionar maior conforto à Luna
qui, 16/01/2020 - 12:59
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)