Text Resize

-A +A

Artigos

Seu cão não pode ver um poste ou uma árvore que levanta a perna para fazer xixi?

Ao passear com cachorro deve-se estar preparado para, vez ou outra, esperar o cão parar e cheirar o traseiro de outros animais; Parar e, todo faceiro, levantar a perna para fazer xixi em postes, àrvores e esquinas ao longo do trajeto.

O lobo e o cachorro doméstico pertencem a uma mesma espécie, representadas em dua formas de adaptação: a selvagem e a doméstica. Durante o processo de domesticação do cão muitos esquemas de comportamento presentes no lobo foram perdidos. Entretanto, aqueles fundamentais à sobrevivência ou foram mantidos ou  sofreram algumas poucas modificações. Esse é o caso do comportamento desses animais frente as marcas olfativas. Desde muito novinhos os cães já mostram interesse por questões relacionadas com fezes e urina e esse comportamento é herdado do seu ancestral lobo.

Os lobos utilizam as marcas olfativas como estratégias de sobrevivência em seu cotidiano. Marcando arbustos ou pedras com fezes e urina esses animais delimitam o seu território de caça frente às alcatéias estranhas e, a partir da percepção dessas marcas, qualquer lobo pode obter informações valiosas à sua sobrevivência não só sobre o território em si,  mas também sobre o tempo e o número estimado de rivais que deixaram  aquelas marcas.

Os lobos quando encontram marcas olfativas de outros animais procuram cobri-los com suas próprias fezes ou urina. Logo, esse comportamento dos cães pode nos parecer estranho mas é típico do machos dessa espécie e faz parte da sua natureza.

Se isso lhe incomoda, esqueça! Você não conseguirá alterar esse padrão de comportamento.

Por: Busquepets

Total de votos: 235
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)