Text Resize

-A +A

Artigos

Você sabe as diferenças entre Hospitais, Clínicas e Consultórios Veterinários?

O sistema de atendimento veterinário disponibilizado aos animais de estimação é composto por Ambulatórios Veterinários, Consultórios Veterinários, Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários. Portanto,  como você se importa com a saúde e o bem estar do seu Pet, entenda que balcões de pet shop ou de casas agropecuárias não são  partes desse sistema e não possuem Médicos Veterinários no balcão para cuidar do seu cão, do seu gato ou de qualquer outro pet e lembre-se : essa escolha está sob sua exclusiva responsabilidade.

Quando precisamos nos vacinar ou quando vamos a uma consulta de rotina, nós não procuramos um hospital, vamos a uma clínica, um posto de saúde ou a um consultório do nosso médico, certo? Na saúde animal podemos aplicar os mesmos conceitos pois cada  uma dessas estruturas têm uma função bem definida no sistema de saúde do seu pet.

Resumindo o que consta da resolução CFMV 1015/2012, que trata desse tema, eis os conceitos e condições de funcionamento dos estabelecimentos médicos veterinários de atendimentos a pequenos animais:

Hospitais Veterinários - são estabelecimentos capazes de assegurar assistência médico-veterinária curativa e preventiva aos animais, com atendimento ao público em período integral (24 horas), com a presença permanente e sob a responsabilidade técnica de Médico Veterinário. Possui estrutura complexa que contempla todas as necessidades do atendimento clínico e cirúrgico do paciente, incluindo laboratórios de análises clínicas e de imagens

Clínicas Veterinárias - são estabelecimentos destinados ao atendimento de animais para consultas e tratamentos clínico-cirúrgicos sempre sob a responsabilidade técnica e presença de Médico Veterinário, podendo ou não ter cirurgia e internações. Em caso de internações é obrigatório a presença de um Médico Veterinário durante o período estabelecido.

Consultórios Veterinários - são estabelecimentos de propriedade de Médico Veterinário destinados ao ato básico de consulta clínica, curativos, aplicação de medicamentos e vacinações de animais, sendo vedada a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação.

Ambulatório Veterinário - são as dependências de estabelecimentos comerciais, industriais, de recreação ou de ensino onde são atendidos os animais pertencentes exclusivamente ao respectivo estabelecimento, para exame clínico e curativos, com acesso independente, vedada a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação. 

Autor:
Irineu M. Benevides Filho
*Médico Veterinário, Doutor em Genética e Especialista em Gestão Empresarial

Total de votos: 227
CAPTCHA
Esta ferramenta é para testar se você é um visitante humano e evitar submissões automatizadas de spam. (Marque a caixa abaixo)